Bolsonaro dispara contra taxa de desemprego do IBGE: "Essa mentira é corroborada"


 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, durante entrevista, realizada nesta sexta-feira (27), a taxa de desemprego no Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Quem não procura emprego, para o IBGE, está empregado. Para quem recebe qualquer benefício social, [como o] Bolsa Família, está empregado. Então sobra uma quantidade bem pequena de pessoas para saber se está empregado ou não. E essa mentira é corroborada pelo fato de ter aumentado o número de pessoas que procuram o seguro-desemprego”, disparou Bolsonaro em live da rádio AuriVerde Brasil. 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, apontam queda na taxa de desemprego do Brasil. No trimestre terminado em novembro, o índice chegou a 6,1%, alcançando, pelo segundo mês consecutivo, a menor taxa de desocupação da série histórica, que começou em 2012

De acordo com informações do G1, a menor taxa de desempregados no país tinha sido registrada em dezembro de 2013, com 6,3%. Em dados atuais, o recuo de novembro foi de 0,5 ponto percentual (p.p.), quando comparado ao trimestre anterior, encerrado em agosto, que tinha registrado 6,6%. Em relação ao mesmo período de 2023, a taxa era de 7,5%, referente à população em idade de trabalhar, considerando pessoas a partir dos 14 anos.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem